PROJETO ALIMENTAÇÃO ESCOLAR SAUDAVEL PINHAL GRANDE

21 dezembro 2015

 

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Turismo Desporto e Lazer, através da Nutricionista Marucia De David Giuliani e Emater RS/Ascar através da Extensionista Diuliane de Franceschi, encerraram as atividades referentes ao Projeto Alimentação Escolar Saudável nas escolas da rede municipal.

Além de realizar a oficina de alimentação com os alunos e valorizar a horta escolar e os alimentos saudáveis nas refeições, foi realizado uma enquete com as crianças, para analisar a merenda escolar as preferencias e aplicar modificações no cardápio escolar 2016.

Abaixo o gráfico que apresenta o resultado da enquete “Qual alimento que você “Curte”          e “Não Curte”          na Merenda Escolar?”  Relativo ao Projeto Alimentação Saudável nas escolas municipais de Pinhal Grande, segue descrito:

Além desses alimentos destacamos o repolho sendo o mais votado com aprovação dos estudantes e mais alguns como: Saladas, sanduíches, rúcula, tomate, cenoura, couves, macarrão, mandioca, batatinha com molho, bolacha, cuca, Empadão, lasanha, polenta, iogurte, macarrão, carne, café, leite, morango, mamão, cebola.

E alimentos que não agradam o paladar dos estudantes são: batata doce, sucrilhos com leite, barra de cereal, arroz com leite, polenta, mortadela, beterraba, laranja, alho, couve-flor e ervilha, e o campeão foi o Brócolis.

Destacamos que todos os alimentos citados são incluídos na merenda escolar da Secretaria da Educação e que conforme a Nutricionista Marucia “cada nutriente e vitamina é indispensável para o desenvolvimento da criança”.

A Extensionista Social da Emater Diuliane enfatiza que “a ideia da enquete é avaliar as preferencias dos alunos e propor melhoria no cardápio e reaproveitamento dos alimentos, garantindo a segurança e soberania alimentar”.