SERVIÇOS DE RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS REALIZADOS PELA SECRETARIA DE OBRAS.

25 Abril 2018

Divulgamos semanalmente um relatório dos serviços da equipe de manutenção das estradas do interior, para assim apresentar a comunidade pinhalgrandense o que foi realizados, e o que está programado para esta semana. Na semana passada, os serviços foram realizados de segunda-feira a sexta-feira do dia 16 a 20 de abril. Desta forma, passamos a elencar os serviços de patrolamento realizados nas estradas da ultima semana.
Patrolamento da estrada geral do Rincão do Appel, da Redomona até a Barragem de Itaubá;
Patrolamento da estrada da Comunidade da Medianeira; alem do Patrolamento das estradas também foram realizados o patrolamente das entradas que mais necessitavam do Rincão do Appel e Medianeira.
Patrolamento da estrada da Santa Vitoria, com colocação de cascalho em alguns trechos.
Patrolamento da estrada até a entrada do Leãozinho. A Secretaria dará continuidade ao cronograma de manutenção das estradas nesta semana que estamos iniciando. Na semana passada ocorreu uma modificação do cronograma devido aos fatores Climáticos. Os serviços serão retomados na comunidade do Cerro Azul com o patrolamento da Linha Poloniato, Caçador, Rolador e da Felisberta, bem como serão feitas as entradas de propriedade que necessitam de manutenção.


SENDO REALIZADA A MANUTENÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA 

23 Abril 2018


O Departamento de serviços urbanos da Prefeitura de Pinhal Grande iniciou na última sexta-feira a manutenção de pontos de iluminação pública da cidade. 
O serviço já vinha deficitário, devido à falta de um eletricista no quadro de funcionários da prefeitura. Após aprovação na Câmara de Vereadores para contratação temporária de um Eletricista, a administração realizou a contratação é assim está sendo possível a realização dos serviços.
O trabalho que está sendo realizando na manutenção da iluminação pública foi o iniciado nas ruas do Bairro Limeira, posteriormente será no Bairro São José e após será realizado o serviço nas Comunidades do Interior. O trabalho além da trocas das lâmpadas queimadas e também envolve a manutenção, revisão e substituição de componentes como fotos células, reatores e fiação elétrica.


Colocação de Caixas de Agua

A Secretária Municipal de Obras coordenada pelo vice-prefeito Adílio foi iniciar os trabalhos na manutenção dos reservatórios de Água.


Horto Florestal Municipal

Foi iniciado os trabalhos de limpeza e manutenção do Horto Florestal Municipal. A coordenação dos trabalhos está a cargo de Joanilso Dalmolin.
Dentro das prioridades da Secretaria da Agricultura está a retomada dos projetos, como por exemplo: os dias de campos e os experimentos desenvolvidos no Horto, além de outros projetos.
O prefeito Luiz Antonio Burin esteve juntamente com o responsável pela Secretaria da Agricultura Adílio Batistela, vistoriando o local. 
O prefeito Burin informa que está previsto para o segundo semestre deste ano a efetivação de algum projeto no Horto Municipal.


SECRETARIA DA AGRICULTURA TRABALHANDO EM BENEFICIO DA BACIA LEITEIRA


 Secretária Municipal da Agricultura de Pinhal Grande, esteve executando o serviço de empedramento no entorno de diversos tambos de leite na comunidade do Assentamento do Sobrado. Nos próximos dias estes serviços continuarão sendo prestado a produtores de leite de outras comunidades.
 


Operação tapa buracos

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Pinhal Grande realizou na manhã desta sexta-feira (02), uma operação tapa buracos do asfalto da Rua XV de Novembro, no Bairro Limeira. Na semana passada já havia iniciado a recuperação do calçamento de algumas ruas que estão com buracos a mais de ano.
O vice prefeito Adílio Batistela, que está coordenando os serviços de manutenção preventiva do asfalto, comentou que este serviço era de suma importância para a administração, pelo fato de ser a via principal do município, a qual estava com buracos a mais de ano. E que na próxima semana será realizado o tapa buracos nas ruas do Bairro São José.


Recuperação das estradas

O vice-prefeito Adilio Batistela, juntamente com o Secretário de Obras, Odilo dos Santos, estão realizando um trabalho em conjunto na recuperação das estradas do interior do município, dentro de um plano traçado no início da administração, que visa a reabertura de várias estradas, como também a colocação de tubos na construção de bueiros, assim como a recuperação dos já existentes, que estão obstruídos ou quebrados. 
A equipe da secretaria de obras, iniciou os serviços, na estrada geral, saída do Bairro Limeira em direção ao Rincão da Várzea, também do Bairro São José em direção às comunidades da Mãe Rainha e Coxilhão dos Costas. No Distrito do Rincão do Appel está sendo feito na estrada geral em direção a comunidade da Medianeira. Os serviços de reabertura que já foram efetuados e os que ainda não, vão ser executados contemplam os trechos que hoje estão praticamente obstruídos pela vegetação, que sempre aumentam os riscos de acidentes.


REPAROS NAS RUAS DA CIDADE

Os trabalhos de recuperação das ruas na cidade foram retomados, depois de um longo período de chuvas. A meta do governo era iniciar a recuperação das ruas da cidade logo no início do ano, porém, enfrentou uma dificuldade não prevista, que foi o desinteresse das empresas do ramo na execução de serviços de tapa buracos. Essas empresas buscam obras maiores, por serem mais rentáveis financeiramente. Ultrapassada essa dificuldade, foi contratada recentemente empresa especializada que já iniciou os trabalhos nas ruas da nossa cidade pavimentadas com pedras. São muitos locais a serem recuperados, alguns com buracos e outros com desníveis que serão recuperados e as ruas da cidade voltarão a ter condições normais de trafegabilidade. Destacamos as ruas com pavimentação asfáltica que também receberão consertos, algumas estão há tempo abandonadas, cuja recuperação demandará a execução de quase toda a sua totalidade. Toda a recuperação das ruas da cidade, tanto as pavimentadas com pedras como as com pavimentação asfáltica, está sendo feita obedecendo a um planejamento elaborado no início do governo municipal.


Limpeza do lodo acumulado nas fossas sépticas da rede de saneamento básico

A Secretaria de Obras através do Departamento de Água e Esgoto está efetuando a Limpeza do lodo acumulado nas fossas sépticas da rede de saneamento básico. Este tipo de serviço não vinha sendo realizado há muitos anos. 
O trabalho de limpeza é de suma importância para que o sistema funcione de maneira correta, lembrando ainda que é necessário que seja feito regularmente uma vez por ano, o que não vinha sendo feito. 
Além disso a equipe está fazendo a manutenção necessária nas lagoas de estabilização, para evitar a contaminação dos mananciais de água localizados próximos das mesmas, bem como aumentar a vida útil do sistema, já que a falta de manutenção em anos anteriores prejudicou muito o funcionamento. 
Cabe salientar que somos o único Município da região com esgoto tratado em praticamente toda a cidade. A manutenção em dia das lagoas proporcionará a renovação das licenças, que em função da falta de limpeza estão vencidas desde 2015.


FAIXAS ELEVADAS EM VIAS PÚBLICAS

A Administração Municipal pensando na segurança dos munícipes usuários das vias públicas (pedestres e motoristas), através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, construiu faixas elevadas nas vias onde se fazia necessário, no intuito de guiar os pedestres e forçar os motoristas a trafegar em velocidade reduzida nesses locais. 
As faixas elevadas foram construídas em pontos problemas como: entrada/saída da cidade que da acesso a comunidade de Dois Irmãos, próximo a casa de Saúde São José e Escola Municipal José Rubin Filho. Neste último local foi removido o redutor existente. Ressaltamos também que a sinalização vertical (placas), referentes as faixas elevadas, foram fixadas nos locais com 7 dias de antecedência para orientação dos motoristas. Reforçamos ainda que tais obras buscam somente oferecer mais segurança para os munícipes que trafegam nestes locais.