Pinhal Grande Inicia Vacinação Contra o Vírus Da Gripe em Funcionários da Saúde e Idosos Acima dos 60 Anos

04 abril 2022

Iniciou-se nessa segunda-feira 04/04, a Campanha de Vacinação contra o vírus da gripe em Pinhal Grande, assim como em todo o estado do RS. Nessa primeira etapa Idosos e trabalhadores da saúde são os primeiros grupos atendidos, na vacinação contra o vírus Influenza. Os demais grupos prioritários passam a ser atendidos a partir de 3 de maio. Os imunizantes estão sendo aplicados na sala de vacinas, do Posto de Saúde, no horário de expediente de segunda a sexta-feira, juntamente com a vaicna da COVID-19.

As crianças de seis meses a menores de cinco anos, que também começam a ser atendidas em maio, devem tomar apenas uma dose em 2022 caso já tenham aplicado a vacina contra a gripe em anos anteriores. Aqueles que buscam a imunização pela primeira vez devem agendar uma segunda dose para 30 dias depois.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a vacina “Influenza trivalente” utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus, sendo eficaz contra as linhagens H1N1, H3N2 e tipo B.

Lembrando que a Campanha de Vacinação do Sarampo no município inicia com a atualização dos profissionais da saúde até o fim do mês de Abril, sendo que no dia 30 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde realiza o "Dia D" para vacinação do sarampo em crianças de 6 meses a menores de 5 anos. E a partir de 2 de maio a 3 de junho de 2022 continua a campanha de vacinação do Sarampo para as demais crianças.