HORTO MUNICIPAL: SECRETARIA DA AGRICULTURA DE PINHAL GRANDE PROMOVE DIA DE CAMPO PARA JOVENS DO MUNICÍPIO

08 novembro 2022

Foi realizada na última quinta-feira, 03/11, no Horto Municipal de Pinhal Grande, uma manhã de campo para os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Rui Barbosa do Bairro Limeira. O evento que contou com a participação de cerca de 100 alunos do 1º, 2º e 3º ANO, foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pinhal Grande e da COTRIJUC. Além dos alunos da Escola Rui Barbosa, o encontro contou com a participação do Grupo de Jovens do Campo do STR de Pinhal Grande.

Essa atividade tem como objetivo, fazer os alunos conhecerem um pouco mais do Horto Municipal e as atividades desenvolvidas naquele local, despertar o interesse dos jovens em saber como são produzidos alguns tipos de alimentos consumidos no seu dia-a-dia, e ainda, com a intenção de incentivar os alunos a buscarem uma profissão no futuro, ligada ao trabalho com a terra e com a lida do campo.

Os alunos fizeram uma caminhada pelas dependências do HORTO, onde conheceram o POMAR com diversas mudas frutíferas, visitaram a HORTA onde são produzidos LEGUMES e VERDURAS, e ainda, foram apresentados a diferentes cultivares de trigo.

Além da condução do Secretário da Agricultura Giovani Barbieri, foram convidados para participarem da manhã de campo, o Assessor da Regional Sindical Roberto Merquides Pauletto e o Técnico Agrícola da COTRIJUC Genésio Somavilla. Na oportunidade os convidados mostraram para os alunos, a importância da coleta de solo para análise química e física, assim como, a aplicação correta da adubação e do calcário.

Conforme o Secretário Giovani Barbieri, o objetivo principal da realização dessa atividade, é a SUCESSÃO RURAL. Mostrar e fazer com que esses JOVENS entendam a importância de ESTAR e de PERMANECER no CAMPO. Para dar continuidade ao trabalho realizado pelas suas famílias em suas respectivas propriedades, seguindo com as atividades rurais e mantendo assim suas raízes e suas tradições.