ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ RUBIN FILHO SE DESTACAM NA 18ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

29 dezembro 2023

Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Rubin Filho brilharam na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), evidenciando o potencial e a qualidade do ensino em Pinhal Grande. Na edição desse ano de 2023, os alunos foram agraciados com diversas premiações, destacando-se:

•Milena da Rosa Friedrich (Medalha de Bronze Nacional Nível 1)

•Miguel Somavilla Rodrigues (Medalha de Prata Regional e Bronze Nacional – Nível 1)

•Estevan Drescher dos Santos (Menção Honrosa – Nível 2)

•João Fernando Dalcin (Menção Honrosa –Nível 2)

•Luiz Afonso Osmari Facco (Menção Honrosa – Nivel 2)

•Michael Cancian (Menção honrosa - Nível 1)

Além das conquistas individuais, a escola foi agraciada com um Kit de material didático, ressaltando o empenho coletivo. Os destaques desse ano, Milena da Rosa Friedrich e Michael Cancian da Silva foram premiados com uma bolsa de 300 reais, participando quinzenalmente de atividades na UFSM.

Esses resultados evidenciam que, com investimento, dedicação e comprometimento da Administração Municipal com a educação, as escolas de Pinhal Grande podem alcançar voos mais altos. Uma amostra disso, são os resultados obtidos nessa 18ª edição da OBMEP.

A equipe diretiva da escola expressa sua gratidão a todos os envolvidos nesse importante feito educacional.

● SAIBA MAIS SOBRE A OBMEP ●

O objetivo principal da 18ª OBMEP é estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. O público alvo da 18ª OBMEP são os estudantes matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e os estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas municipais, estaduais, federais e privadas do Brasil.

Estudantes matriculados em outras modalidades, como EJA, também podem participar, desde que sua série escolar corresponda do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º, 2º, 3º do Ensino Médio. As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do estudante: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).

A OBMEP acontece em duas fases: a primeira foi composta por uma prova múltipla-escolha de 20 questões, e a segunda por uma prova discursiva de seis questões. Foram classificados para a Segunda Fase os alunos que obtiveram as maiores notas na prova da Primeira Fase.

● SOBRE A PREMIAÇÃO ●

• As medalhas de prata e bronze, bem como, os prêmios de professores, escolas e Secretarias Municipais serão entregues pelas coordenações regionais da OBMEP no ano subsequente à realização da edição.

• O IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), é responsável pela organização da Cerimônia de Premiação para entrega das medalhas de ouro, a realizar-se em até dois anos subsequentes à realização da edição.

Professores, escolas e Secretarias Municipais de Educação que se destacaram pelo desempenho dos alunos também serão agraciados. As cerimônias de premiação da 18ª OBMEP acontecerão em data a ser definida no próximo ano. Os estudantes premiados com medalha de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes de escolas públicas, ainda recebem R$ 300 para integrarem o programa.

● PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ●

A Iniciação Científica em Matemática é um programa que visa transmitir aos alunos cultura matemática básica e treiná-los no rigor da leitura e da escrita de soluções e resultados, nas técnicas e métodos, na independência do raciocínio analítico, entre outros. O aluno participa de atividades orientadas por professores qualificados em instituições de ensino superior e de pesquisa. Com isso, pretende-se despertar a vocação científica do aluno, além de estimular a criatividade por meio do contato com problemas interessantes da Matemática.

O Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) é um programa que propicia ao aluno premiado da OBMEP, entrar em contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando o seu conhecimento científico e preparando-o para um futuro desempenho profissional e acadêmico. No programa, o estudante poderá participar do PIC Presencial, se houver um polo de Iniciação Científica perto da sua residência, com encontros presenciais geralmente aos sábados, ou participar do PIC a Distância com aulas virtuais.

● OBJETIVOS PRINCIPAIS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ●

???? Despertar nos alunos o gosto pela Matemática e pela ciência em geral;

???? Motivar os alunos na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas;

???? Aprofundar o conhecimento matemático dos alunos, por meio de resolução e redação de soluções de problemas, leitura e interpretação de textos matemáticos e estudo de temas de modo mais aprofundado e com maior rigor matemático;

???? Desenvolver nos alunos algumas habilidades tais como: sistematização, generalização, analogia e capacidade de aprender por conta própria ou em colaboração com os demais colegas;

???? Incentivar o aprimoramento matemático dos professores, em especial dos professores dos alunos bolsistas;

???? Estimular uma articulação entre as escolas e as universidades.